Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Visão distorcida de si - uma autoimagem negativa

 

Visão distorcida de si mesmo - uma autoimagem negativa

Depois de Deus ter libertado o povo de Israel do Egito, abrindo o Mar Vermelho para que passassem, eles se vêm agora diante desse cenário de Números 13.

Moisés, debaixo da ordem de Deus, envia 12 homens de cada tribo para espionar a terra de Canaã. Dentre os 12 estão Josué e Calebe.

Números 13.33 - Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos e assim também éramos aos seus olhos.

As pessoas que fizeram essa declaração foram os 10 dos 12 espias enviados por Moisés a Canaã para avaliar, minuciosamente, todos os aspectos possíveis daquele lugar. Após 40 dias observando os detalhes da terra prometida, a fim de que pudessem, finalmente, conquistá-la e desfrutar da promessa de Deus, esses 10 espias apresentaram um relatório, completamente, diferente do apresentado por outros dois espias: Calebe e Josué. Perspectivas totalmente diferentes.

A maneira como olhamos para as adversidades revela como nos enxergamos e o quanto a nossa fé está fundamentada em Deus e no seu poder. O modo como interpretamos uma determinada situação faz toda a diferença e revela como nos enxergamos diante dela. Nossa interpretação determina se vamos usar a situação como oportunidade para crescer, aprender, prosperar e alcançar novos resultados, ou se vamos usá-la para desistir, reclamar ou contar histórias que disfarçam o nosso comodismo ou medo de seguir em frente. Em outras palavras, o modo como interpretamos uma situação e nos enxergamos diante dela, determina aquilo que receberemos. O modo como aqueles 10 espias se enxergaram, determinou o que eles receberiam ou deixariam de receber. Estejam atentos. O que você pensa sobre você mesmo determina boa parte dos seus resultados, boa parte do que você receberá ou conquistará em sua vida. Se o que você pensa sobre você não estiver coerente com o que a Palavra de Deus diz sobre você, você estará desagradando a Deus e deixará de desfrutar do que já pertence a você por direito.

Quando alguém nos diz que nada vai impedir que os planos e as promessas de Deus se cumpram na nossa vida, isso é muito encorajador, isso nos conforta. Mas não é bem assim. De fato, nada pode impedir que as promessas de Deus na nossa vida se realizem, exceto nós mesmos, nossos pensamentos, escolhas e atitudes. O modo como vemos a nós mesmos e enxergamos as circunstâncias ao nosso redor, pode impedir de vivermos os propósitos de Deus para nós.Os 10 espias se diminuíram diante do que viram. Se diminuíram diante das adversidades. Eles se viram como perdedores antes mesmo de entrarem na batalha. Eles foram dominados pelo medo, pela incredulidade. Esses 10 espias infamaram a terra de Canaã, espalhando falsos boatos daquele lugar, fazendo com que os israelitas não confiassem que receberiam a terra prometida, conforme a promessa dada por Deus. Além de não praticarem a fé, o relatório daqueles espias detonou com a fé dos israelitas. A incredulidade é tóxica, impõe limites em tudo. Não confiar que receberia uma promessa é o mesmo que não confiar no Deus da promessa. A incredulidade distorce até mesmo a imagem que temos de nós mesmos. Na incredulidade tiramos o foco do tamanho do nosso Deus e colocamos o foco no tamanho das adversidades.



Em Provérbios 23:7 diz que "como imagina em sua alma, assim ele é..."

De tanto acreditarmos na visão distorcida acerca de nós mesmos, acabamos nos tornando aquilo que pensamos sobre nós, nos comportando tal como nos enxergamos e tendo os resultados do tamanho da nossa visão. Como você se vê dentro da sua casa, no seu papel como filho, filha, pai, mãe, marido, esposa? Como você se vê dentro do seu trabalho, no seu relacionamento com seus colegas e amigos? Como você se vê dentro da igreja, no seu ministério? Somos afetados por aquilo que pensamos sobre nós mesmos e, também, sobre o que pensamos que os outros pensam de nós. Nesse sentido, muitos precisam ser curados com relação à sua autoimagem e da necessidade de aprovação de homens. E como devemos nos posicionar a nosso respeito? Muitas vezes as pessoas transitam nos extremos. Ou se encontram no extremo, onde se veem com superioridade, que também é uma autoimagem errada, ou no outro extremo, se vendo com a autoimagem distorcida e péssima, muito negativa, em que pensam como os 10 espias e se vêm como gafanhotos. Esquecendo-se que foram feitos à imagem e semelhança de Deus. Justificam esse discurso em nome da humildade. Muitos estão extremamente equivocados no conceito de humildade. Na cabeça de muitos, o conceito de humildade virou autodepreciação. Parece que quanto mais a pessoa se deprecia, quanto mais ela se diminui diante dos outros, quanto mais se desfaz de si mesmo, mais  humilde ela acha que é. Mostram suas fraquezas e suas debilidades em nome de uma falsa humildade.


C.S. Lewis disse certa vez que “humildade não é pensar menos de si mesmo, é pensar menos em si mesmo.” A diferença é que você não se diminui, não se rebaixa, não se deprecia. Você apenas sai do centro. Você sai do centro para servir ao próximo. Você sai do centro para colocar Jesus no centro. E Jesus é a nossa maior referência. Ele veio para servir! Jesus fala dEle mesmo como sendo humilde e diz para imitarmos a Ele. Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Mateus 11:29. 

💓Dica de leitura: Manso e Humilde - Dave Ortlund - 

https://loja.jesuscopy.com/livros/manso-e-humilde 


Se você se vê fraco por conta das suas fraquezas e limitações humanas, pense: sou forte, porque a Bíblia ensina em Joel 3:10: diga o fraco, eu sou forte.O único caminho para que, de fato, possamos enxergar a nossa verdadeira identidade e não irmos aos extremos, é um relacionamento sério, profundo, continuo com a Palavra de Deus, para que possamos nos lembrar quem, de fato, somos aos olhos do nosso Criador.

Dos 12 espias, apenas Calebe e Josué entraram na terra de Canaã, porque eles creram em Deus. Porque creram em Deus, eles não se subestimaram diante dos gigantes. Eles não se enxergaram como gafanhotos. Eles se enxergaram como vencedores, antes mesmo de lutarem, porque criam em Deus. E por crer em Deus tiveram uma visão diferente. A visão da fé. Uma visão promissora. Uma visão de esperança.

Calebe foi movido de uma forte convicção inspirada na fé. A fé em Deus nos dá uma visão diferente. Se por um lado a incredulidade traz desesperança, dúvida, insegurança, medo, fraqueza, resistência, paralisação; a fé em Deus nos traz esperança, determinação, segurança, coragem, força, foco. Movidos pela fé tiramos o foco do tamanho das nossas limitações e adversidades e colocamos o nosso foco no tamanho do nosso Deus.

 A visão inspirada na fé nos faz enxergar as adversidades como oportunidades para Deus agir em nós e através de nós. A visão inspirada na fé nos faz vencer os gigantes que criamos dentro da nossa mente para que, enfim, possamos vencer os gigantes do lado de fora. A visão inspirada na fé, nos faz enxergar a nós mesmos não como fracos que somos sem a presença de Deus, mas como fortes que somos nEle, na presença dEle, na força dEle.

Ao ouvir o relatório pessimista dos dez espias, o povo ficou bem agitado e Calebe teve que calar o povo perante Moisés. Podemos imaginar toda agitação do povo, mais uma vez, como de costume, murmurando: eu sabia que não ia ser fácil, eu sabia que isso não ia dar certo, melhor seria se ainda estivéssemos no Egito.

Como vemos em Números 14:6-11, mais uma vez aquele povo provocou a ira de Deus. Calebe e  Josué ficaram indignados com a atitude rebelde daqueles espias e de todo o povo que estava se deixando influenciar por aquele relatório pessimista. Correram até o risco de serem apedrejados! Mesmo diante das ameaças, eles permaneceram firmes. Calebe Josué não se diminuíram, porque confiavam em Deus.

Se o Senhor é por nós quem será contra nós? O Senhor é conosco! Por que temer?

A incredulidade nos paralisa e nos torna fracos diante das adversidades. A fé em Cristo nos move e nos dá força diante das adversidades.

O homem vai para onde sua mente o leva. Cuidado! A mente, mente!

Se o homem pensa que vai perder a batalha antes mesmo de, literalmente, entrar nela, ele já perdeu, pois sua mente foi dominada pela incredulidade.

Se o homem acredita que vai vencer a batalha usando os recursos que Deus lhe deu, ele já venceu, porque sua mente foi inspirada pela fé. Mesmo que algumas quedas aconteçam, não perdemos a visão que a fé nos proporciona. A fé tem a própria visão. Ela muitas vezes nos faz ignorar aquilo que os nossos olhos naturais vêm, porque a fé está cheia de outra visão, uma visão promovida por Deus e sua Palavra.

Hebreus 11:27 vai dizer que pela fé Moisés deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.

 Praticar a fé é ver o invisível. É colocar o pé crendo que Deus já colocou o chão.

Precisamos aprender a ver o invisível. Precisamos aprender a visualizar as verdades espirituais, de tal forma que, uma grande convicção se forme dentro de nós e nos leve a andar baseado, não nas circunstâncias, mas nessa fé.

 Precisamos alimentar a nossa mente com a Palavra de Deus, porque quanto mais nos alimentamos da Palavra, mais somos nutridos pela fé.

 Romanos 10:17 diz: “de sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. Uma outra versão vai dizer: a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a Palavra de Cristo.

O homem vai para onde sua mente o leva. Por isso precisamos cuidar dos pensamentos que predominam em nossa mente. Se os nossos pensamentos não estiverem alinhados com os pensamentos de Deus, se os nossos pensamentos não forem movidos pela fé, fracassamos todos os dias nas pequenas tarefas, quanto mais nas grandes. A Palavra de Deus nos diz em Provérbios 4:23, que “sobre tudo que se deve guardar, guarda o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Quando a Bíblia fala de coração, está se referindo à nossa mentalidade, nossos pensamentos. Pensamentos geram sentimentos e sentimentos geram atitudes e atitudes geram resultados.

Os 10 espias pensaram errado sobre si mesmos e fizeram uma avaliação negativa de toda a situação. Consequentemente, seus pensamentos destrutivos geraram sentimentos negativos e esses sentimentos geraram atitudes negativas. Como resultado perderam a oportunidade de desfrutar da promessa de Deus. É necessário pensarmos quem somos em Deus e para onde nossa mente está nos levando. Será que os pensamentos que, frequentemente, estão em minha mente são aprovados por Deus? Meus pensamentos sobre mim e sobre as adversidades estão fundamentados na fé ou na incredulidade? Meus pensamentos estão fundamentados na Verdade que liberta ou na mentira que escraviza? Meus pensamentos estão fundamentados nas minhas limitações? À medida que avaliamos os pensamentos que tem preenchido a nossa mente, identificaremos para onde estamos indo. Tudo começa na mente. Josué 1-8 diz:  “não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nela de dia e de noite, para que você cumpra, realmente, tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido”.

Se você quer ter o que Deus disse que você pode ter, se você quer ser à imagem e semelhança de Deus, você tem que aprender a pensar como Deus pensa e agir como Deus age. Precisamos treinar a nossa mente para nos enxergarmos com os olhos de Deus. Precisamos treinar a nossa mente para enxergar o invisível. Precisamos treinar a nossa mente para pensarmos os pensamentos de Deus. Precisamos treinar a nossa mente para chamar à existência o que não existe no mundo físico, mas que já existe no mundo espiritual. Precisamos nutrir a nossa mente sobre nós mesmos e sobre circunstâncias ao nosso redor com os nossos pensamentos certos, pensamentos de fé. 

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração". Jr 29:11-13


Deixe sua mensagem ou comentário. Paz do Senhor Jesus. 

Abraços,


Denise Barros

Instagram: @denisebarrospsi

https://www.instagram.com/invites/contact/?i=1u4dtgjpqvxvu&utm_content=rxrhd4