Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Quatro estágios da caminhada cristã tipificados por Gilgal, Betel, Jericó e Jordão

Onde quero chegar no meu nível de adoração e comunhão com Deus?

   





2 Reis 2:1-6



         1 Sucedeu, pois, que, havendo o Senhor de elevar Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu com Eliseu de Gilgal. 2 E disse Elias a Eliseu: Fica aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel. 3 Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu o sei; calai-vos. 4 E Elias lhe disse: Eliseu, fica aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó. 5 Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu o sei; calai-vos. 6 E Elias disse: Fica aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos.



           Nesta  passagem, Eliseu se dispõe a caminhar com Elias. 
           Nesse percurso espiritual, onde galgamos atingir um nível de excelência na nossa adoração, no nosso serviço a Deus, na nossa gratidão, comunhão e intimidade com Deus, passaremos por testes. Processos de suma importância para o nosso crescimento e amadurecimento espiritual. Etapas na vida cristã representadas por estes quatro lugares:




                         Gilgal - Um círculo de pedra (Js 5:9)


                         Betel - Casa de Deus (Gn 28:10-22)


                         Jericó - Lugar das muralhas (Js 6:20)


                         Jordão - Rio do Espírito (Sl 46:4)


Este processo é difícil, mas valioso. Deus quer preparar seu povo para servi-Lo com dedicação, zelo e em profundidade. Se quisermos uma vida embasada no sobrenatural de Deus, teremos que percorrer estes quatro estágios da vida, que nos são tipificados por Gilgal, Betel, Jericó e Jordão. Locais estes visitados por Elias e Eliseu durante a viagem.




II Reis 2:1: 


“Sucedeu, pois, que, havendo o SENHOR de elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu com Eliseu de Gilgal”. 


Esses dois profetas viajaram por um caminho que os levou a lugares que, espiritualmente falando, é de grande importância e conteúdo pra nós. Depois de Gilgal chegaram a Betel, seguiram o caminho e chegaram a Jericó e por fim ao Jordão.
Deus, por certo, enviou Elias a esses locais a fim de encorajar os filhos dos profetas pela última vez e lhes anunciar que Eliseu seria o seu novo dirigente.


Vejamos o que estes quatro lugares podem representar em nossas vidas. 


Gilgal - tratando com a carne




Gilgal é um local que está intimamente associado com a ideia da relação especial de Israel com Deus. Quando Josué conduziu o povo para a terra prometida, eles construíram um memorial em Gilgal (Josué 4:19-20). No mesmo lugar, os filhos de Israel foram circuncidados para mostrar que estavam deixando para trás toda a influência corrupta do Egito (Josué 5:1-9). O povo ficou em Gilgal para celebrar a primeira Páscoa na nova terra (Josué 5:10), e mais tarde vieram juntos a esse lugar para dividir a terra que Deus lhes havia dado (Josué 14:6). Gilgal, como Betel, representam a presença de Deus entre os israelitas. Gilgal é o lugar da Aliança, é o lugar de formar profetas.

A palavra Gilgal significa “removido”. A partir de Josué 5:2-9 vemos que a geração dos filhos de Israel que, inicialmente, saíram do Egito foi toda circuncidada. Eles estavam entrando em Canaã e logo tomariam posse de sua herança. Mas, antes, a velha carne deveria ser removida para que os filhos de Israel pudessem ter a chance de desfrutar de uma nova vida. Vemos nessa passagem, que Deus retirou do povo de Israel o opróbrio do Egito. Em Gilgal, Deus retirou a vergonha, tudo aquilo que desqualificava o povo de Israel. Gilgal é lugar de deixar para trás tudo que nos causou vergonha, tristeza, tudo que nos desmereceu. Em Gilgal, amadurecemos, crescemos, tomamos consciência de que passaremos por lutas, mas venceremos à medida que assumimos uma postura madura de não sermos mais meninos.

É o lugar de encontro com o Senhor, onde relembramos o que Jesus fez por nós. São os primeiros passos na vida cristã, onde abandonamos os erros do passado e nos tornamos nova criatura mediante o sacrifício de Jesus. É um lugar de aliança, onde crucificamos o velho homem e experimentamos o Primeiro Amor. Outrora, mortos pelo pecado, pelas ofensas e hoje, vivificados por Jesus. Em Gilgal mortificamos a carne e fazemos sobressair o espírito, dando início à jornada espiritual. Mas, não podemos ficar parados ali. De Gilgal temos que partir para Betel e continuar o processo.


Betel Vencendo o mundo


II Reis 2:2: 


“E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel.” 


Betel significa casa de Deus, lugar onde Deus habita. Betel foi onde Abraão edificou um altar (Gênesis 12:8) e um altar tem o propósito de estabelecer uma aliança com Deus, pois é onde nos oferecemos e nos entregamos por inteiro ao Senhor. Abraão havia perdido a comunhão com Deus enquanto estava no Egito. Contudo quando voltou ao lugar original (Betel), mais uma vez ele invocou o nome do Senhor. Apenas na Betel espiritual as pessoas terão comunhão com Deus e se entregarão a Ele. Enquanto Gilgal nos convoca a vencer a carne, Betel nos convoca a vencer o mundo.


Todos nós sabemos que nas escrituras o Egito representa o mundo. E que, para chegarmos a Betel, precisamos sair do mundo. Subjugar a carne e vencer o mundo são as duas primeiras condições para agradarmos a Deus.


Betel é lugar de íntima comunhão e relacionamento com Deus. Nos convida a ter compromisso com Deus.




Jericó - Lutando contra satanás




II Reis 2:4:




“E Elias lhe disse: Eliseu fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó.”




A referência mais clara concernente ao significado de Jericó, encontra-se no livro de Josué. Nele podemos observar a conquista de toda cidade de Jericó.




Josué 6:26:

“Naquele tempo, Josué fez o povo jurar e dizer: maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó”. Portanto, Jericó significa – amaldiçoado. Esse trecho da história narra a forma como os filhos de Israel venceram seus inimigos pela primeira vez em Canaã. Espiritualmente falando, os diversos povos de Canaã, representam os espíritos malignos que pertencem ao diabo, e podem ser comparados às hostes espirituais da maldade dos lugares celestiais, mencionados em Efésios 6:12.


Trata-se dos inimigos contra os quais os crentes lutam hoje em dia, não temos de lutar conta a carne e o sangue, mas contra principados e potestades. Existe apenas uma forma de vencê-lo, crer na palavra de Deus e praticá-la (Apocalipse 12:11).


Jericó é um lugar aparentemente bonito, com oásis. Porém, naquele lugar adoravam os seus ancestrais. Jericó representa embaraços interiores, mágoas, questões que precisam ser tratadas dentro de nós. Lugar de sermos tratados por Deus. Lugar em que nossas emoções são equilibradas, nossas limitações são saradas, assim como os sofismas da nossa alma. Pensamos que já vencemos, mas ainda não. Estes sentimentos, estas limitações estão ali atrapalhando nossa caminhada com Deus. O Espírito Santo vai nesses lugares escondidos da nossa alma e revela o que esta escondido, que nem sabíamos de sua existência. Ele vasculha todos os lugares e nos limpa para podermos chegar ao lugar que Deus determinou para nós. Para que possamos partir para Jordão é necessário que busquemos santificação.


Como derrubar as “Jericós espirituais” da nossa vida? Como derrubar as muralhas? É preciso sitiar, fechar as brechas, ser prudente, sábio, determinado, ousado, intrépido, controlado pelo Espírito Santo. É preciso rodear as muralhas para que elas caiam. O Senhor é que nos mostra nossas jericós que precisam ser derrubadas, que atrapalham nossa vida, nossa caminhada cristã. E assim, devemos perseverar em oração, vigiando sempre, praticando a Palavra de Deus e buscando a santificação através dela, sendo obedientes em tudo. Não permitindo que, novamente o inimigo nos leve cativos a pensamentos que não condizem com aquilo que a Palavra de Deus diz acerca dEle e de nós. Pois foi para a liberdade que Cristo nos libertou ( Gálatas 5:1). Não permita que nenhum jugo de servidão vos prenda novamente. Somos livres para adorar ao Senhor e crer na Sua Palavra. Repreenda toda mentira de satanás na sua mente. Vença cada mentira com a Palavra de Deus. Jesus venceu o diabo no deserto com a Palavra. "Está escrito!" E nós temos que fazer o mesmo.


E então, depois de passar por Gilgal, Betel e Jericó, Elias chega ao Jordão.


Tem coisas na nossa vida que somente nós e Deus entenderemos.




Jordãolugar de milagres





II Reis 2:6




 E Elias disse: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos.




              

         

Jordão é o maior buraco que existe – mais de 900m abaixo do nível do mar. Nos ensina que é lugar de descer, de rebaixar, humilhar diante de Deus. Lugar em que nós diminuímos para que Jesus cresça, para que Ele sobressaia. Jordão é lugar de ir além, bem mais alto no nosso nível de intimidade com o Senhor. Águas profundas do Espírito.
O Senhor Jesus foi batizado nas águas do Rio Jordão, Naamã foi curado da sua lepra ao mergulhar 7 vezes no Rio Jordão.


Elias e Eliseu haviam chegado ao Jordão. Elias então jogou a sua capa nas águas do Jordão, as quais se dividiram para as duas bandas, e passaram ambos em seco, os filhos dos profetas, Elias e Eliseu.


Além do Jordão, receberemos porção dobrada.(II Reis 2:14) - E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando o profeta feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou. Além do Jordão, desfrutamos de uma terra que mana leite e mel (Canaã), vencemos gigantes, derrubamos muralhas, os inimigos fogem, porque a glória do Senhor se manifesta sobre nossas vidas. Nesse estágio passamos a viver e desfrutar de um nível mais elevado, ao qual podemos chamar de sobrenatural.


Cuidado! Pois muitos param aí. Quando alguém lhe disser que é difícil ou até mesmo impossível, não recue, não desanime. Queira atravessar os portais e atinja um nível profundo de relacionamento com o Pai. Vá! Caminhe! Rompa! O teu socorro virá do Senhor. Nossas fontes estão em Deus.


Rasgue suas vestes como um sinal de insatisfação com o nível de espiritualidade (comunhão e intimidade com o Pai) que se encontra. Não como forma de ingratidão, mas de querer mais do Senhor. Mais santificação, mais de Deus. 
Há sempre um nível mais profundo de intimidade com o Senhor. 

Conforme Mateus 11: 12 - "E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força se apoderam dele". Jesus nos orienta neste texto que é necessário determinação, ousadia, perseverança quanto ao Reino dos céus. Passar por todas essas etapas citadas neste estudo é doloroso, mas necessário. Desertos não são para matar cristãos, mas para fazê-los fortes na presença de Deus. No deserto Deus forja o caráter dEle em nós. E isso dói. Deus nos chama a um posicionamento diante das lutas. Se queremos ser cheios do Espírito de Deus é necessário esse processo.

Mas, agora, ó Senhor, Tu és nosso Pai, nós somos o barro, e Tu o nosso oleiro; e todos nós obras de tuas mãos. Isaiás 64:8

Estejamos abertos à vontade e direção do Espírito Santo de Deus em nossas vidas, para que Ele nos molde, nos purifique, transforme e santifique conforme caminhamos com Ele. 

                                                              Deus abençoe.
Que a paz de Cristo, que excede todo entendimento, o envolva.