Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O Senhor que sonda o íntimo e o profundo.


Cinco etapas de um coração disposto a viver uma vida de entrega a Deus. 

Atitudes que fazem Deus sorrir

Sonda-me - conhecer o profundo, examinar o interior. Salmo 26; Salmo 139
Quebranta-me - tirar a resistência, reconhecer as debilidades, limitações, , assim, reconhecer nossa dependência a Deus. Salmo 51
Transforma-me - O Evangelho de Cristo traz transformação, traz mudança, traz conversão. João 3:5; Romanos 12:2
Enche-me - O Espírito Santo nos enche e preenche. Atos 1:8; Efésios 5:18; Lucas 11:13; João 14:26
Usa-me - um chamado de todo cristão: Ide e pregai o Evangelho a toda criatura. Servir = principal chamado. Marcos 9:35; Lucas 3:2.

Sonda-me, oh Deus e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos, vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. 
Salmo 139:23-24

   Davi conhecia a profundidade da expressão "Sonda-me" quando declarou essa oração no Salmo 139. Davi tinha plena certeza de que nada fugiria do controle de Deus, ele sabia que nada estaria fora da visão de Deus e com o coração quebrantado desejava profundamente que Deus o sondasse, conhecendo-o, provando-o por completo. Desejava que o Senhor o sondasse a ponto de transformá-lo. Davi é conhecido por ser "um homem segundo o coração de Deus". Um homem só pode ser "achado" por Deus nesta condição e posição de um coração segundo o coração de Deus se este for moldado pelo Senhor, transformado e lapidado por Ele. E foi isso que Davi fez no Salmo 139, pedindo a Deus que o examinasse, que o observasse atentamente e que não o deixasse nem mais um dia da mesma maneira.
     Os olhos de Deus sobre nós enchem-nos da Tua paz e é impossível permanecer da mesma maneira que estávamos. Tudo se faz novo quando Jesus chega.
"Todo lugar é comum até Jesus passar por ele" (Davi Sacer).
     O Espírito Santo vem e nos enche e preenche com Sua presença, com sua essência. Ele anseia que desejemos ser enchidos e preenchidos por Ele. Deseja gerar em nós a vida. Vida abundante que liberta, que gera em nós um forte desejo por transformação. Essa transformação cria em nós o desejo de ser ainda mais transformados, pois somos transformados para a glória de Deus. Agradar a Deus é o objetivo maior. E assim, conhecemos e prosseguimos em conhecer o Senhor, como Ele nos convida a fazer.
     A presença doce e suave do Espírito Santo que enche e transborda e que nos faz querer mais, a sermos insaciáveis na busca pela Sua presença e por mais dEle. Que não aceita viver mais da mesma maneira, mas almeja que essa presença santa aumente.

 "Quem já pisou no Santo dos Santos em outro lugar não sabe viver. E onde estiver clama pela glória. A glória de Deus" (Voz de Muitas Águas).

      E cheios de ssa glória de Deus nos colocamos numa posição que é o chamado de todo cristão: de servo. Cheios do Espírito Santo somos então usados cumprindo o IDE de Jesus que nos chama a ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda criatura.

Que sejamos sondados, guiados e usados pelo Espírito Santo.

A Paz de Cristo seja conosco.

Deus nos abençoe.